Com mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo, Musical.ly é o primeiro aplicativo social para dispositivos móveis que permite criar e compartilhar vídeos musicais
Por Marcello M Perongini - do Rio de Janeiro:
O inesperado desfecho das eleições presidenciais nos Estados Unidos não é o único acontecimento que testemunha como as coisas andam inusitadas na terra do Tio Sam.
Também no acirrado mercado de aplicativos para telefones celulares, o país norte-americano registra preferências excêntricas. Como demonstra o sucesso do Musical.ly, um aplicativo chinês que conquistou os adolescentes em ritmo de música.
Com mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo, Musical.ly é o primeiro aplicativo social para dispositivos móveis que permite criar e compartilhar vídeos musicais interpretados pelos próprios utilizadores.
Ao ponto de se tornar um verdadeiro fenômeno cultural nos Estados Unidos. Sobretudo após o estrondoso sucesso do show de talentos Lypsinc Battle (A “Batalha das dublagens”, em tradução livre), na televisão daquele país.
Simplicidade de uso
O aplicativo funciona de uma forma simples, já que é suficiente escolher uma música. Dentre as milhares disponíveis em seu acervo. Ou armazenadas no próprio celular, e cantá-la enquanto o aplicativo grava a interpretação.
Cada vídeo, depois, pode ser compartilhado no perfil pessoal do usuário. Fica disponível para os demais usuários votarem o melhor desempenho musical. Todo voto recebido se transforma em pontos, que permitem que o usuário aumente o número de seus fãs e conquiste a posição mais alta. Desafiando os amigos e demais usuários do aplicativo.
Filtros, efeitos e ferramentas de edição
O programa conta ainda com um grande número de recursos para editar os vídeos. Como filtros de imagem e efeitos sonoros. Além da possibilidade de cantar a música como se fosse uma dublagem, por meio do efeito lipsync, que permite ao usuário "fazer o playback" da música, através da sincronização com a melodia.
Marcello M Perongini, é consultor de Marketing Digital e articulista de Tecnologia, Internet e Redes Sociais do Correio do Brasil.