O cantor sertanejo José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, morreu aos 70 anos de infarto, no início da noite desta segunda-feira, em São Paulo. Pena Branca, que tinha quase 50 anos de carreira, chegou a ser levado para o Hospital São Luiz Gonzaga, mas não resistiu.
José Ramiro, que não teve filhos, passou um dia normal em casa e até tocou algumas músicas em sua viola.
– Ele nunca apresentou sinais de que tinha problemas no coração. Foi um enfarte fulminante – disse um dos médicos que o atenderam. O corpo de Pena Branca foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O velório e sepultamento ocorreram no Cemitério Parque dos Pinheiros, próximo da Rodovia Fernão Dias.
Pena Branca nasceu em 1939, em Igarapava, interior de São Paulo, iniciou carreira solo em 1999 com a morte do irmão, Ranulfo Ramiro da Silva, que na época tinha 57 anos. A dupla começou a cantar em 1962. Em 1968, mudou-se para São Paulo para tentar a vida artística. Pena Branca e Xavantinho ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música (Casa de Barro, de Xavantinho e Moniz) e melhor disco (Cantado do Mundo Afora). Em 2001, recebeu o Grammy Latino de melhor disco sertanejo por Semente Caipira.