Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2026

Museu Walt Disney vai focalizar o homem por trás da marca

Quinta, 18 de Junho de 2009 às 09:08, por: CdB

Walt Disney é uma marca global com estúdios de cinema e parques temáticos que carregam seu nome, mas sua família prepara a abertura de um museu para contar a história pessoal do pioneiro da animação, que, segundo ela, se perdeu em meio à marca registrada.

A Fundação da Família de Walt Disney, organização sem fins lucrativos criada em 1995 para promover estudos e escritos sobre Disney, além de bolsas de estudos em seu nome, vai inaugurar o Museu Família Walt Disney, em San Francisco, no dia 1º de outubro.

– O nome de meu pai é provavelmente um dos mais conhecidos do mundo, mas, com a expansão da marca, o homem acabou se perdendo, para muitos –, disse em comunicado à imprensa a filha de Disney e fundadora do museu, Diane Disney Miller.

O museu vai contar a história da vida de Disney, desde seu nascimento em Chicago e infância no Missouri até sua mudança para a Califórnia, nos anos 1920, onde ele se casou e sua carreira na animação decolou com a criação do personagem Mickey.

Estarão expostos alguns de seus primeiros desenhos de animação, clipes de filmes, roteiros, câmeras e muitos dos numerosos Oscar que Disney recebeu, incluindo um Oscar honorário em 1939 por seu primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões.

Também será mostrado um modelo do parque temático Disneyland que ele primeiro visualizou, muito diferente do parque de fato aberto na Califórnia em 1955, e um modelo do trenzinho Lilly Belle que percorria uma trilha de meia milha em volta de sua casa em Hollywood.

– Visitar meu avô era superdivertido – contou Walter Miller, presidente da fundação, no lançamento do museu em Nova York, nesta quarta-feira.

– Talvez a maior dádiva de meu avô, e sem dúvida alguma seu maior prazer, fosse a capacidade de dar vida a sua imaginação – disse Miller. – Ele nunca perdeu aquele sentimento de curiosidade e maravilhamento da infância.

Disney, cujos outros filmes incluíram Cinderella, Bambi e Mary Poppins, que misturou animação com ação ao vivo, morreu em 1966.

Tags:
Edições digital e impressa