Com o objetivo de atender melhor as demandas dos visitantes e pesquisadores, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), ligado à Secretaria de Cultura, inaugurou esta semana uma nova sala de consulta na sede da Lapa (Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Centro do Rio).
Diversos bancos de dados com informações sobre o acervo do MIS estarão acessíveis através de três terminais de computadores. Além dos registros já digitalizados, a sala dispõe de equipamentos que permitem a escuta dos documentos sonoros nas mais diferentes mídias (discos, LPs, Cds, fitas cassetes e fitas de rolo). Também é possível consultar partituras e documentos textuais das muitas coleções que o MIS abriga como as da Rádio Nacional, Elizeth Cardoso, Almirante, Jacob do Bandolim, Nara Leão, entre outros.
Já o acervo iconográfico e os vídeos da coleção "Depoimentos para posterioridade" e das outras coleções estão disponíveis na sala de consulta da Praça XV (Praça Rui Barbosa, nº 1, também no Centro).
Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965 pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro. Sua inauguração lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras, além de se consagrar como um centro cultural de vanguarda. Nas décadas de 60 e 70 do século XX, o prédio da Praça XV se transformou em um ponto de encontro e lançamento de idéias e de novos comportamentos.
Algumas coleções foram adquiridas para a sua inauguração, como as fotos de Augusto Malta sobre o Rio Antigo; o "Incrível, Fantástico e Extraordinário" acervo do radialista Henrique Foréis Domingues, o Almirante; e a coleção de discos raros do grande pesquisador de música popular brasileira Lúcio Rangel. Outras foram incorporadas ao longo do tempo, como a da Rádio Nacional, com a memória da Época de Ouro do rádio no Brasil, e a Coleção Jacob do Bandolim, acervo particular mais importante sobre a memória do choro.
Além de abrigar importantes arquivos que atendem aos interesses de um público pesquisador, o prédio da Fundação Museu da Imagem e do Som é também um raro patrimônio da história do Brasil. O edifício da Praça XV foi construído para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Mais tarde, em 1990, o MIS, além do prédio original na Praça XV, incorporou outro edifício localizado no bairro da Lapa, tradicional reduto da boêmia carioca, que abriga diversos bares, casas noturnas e entidades culturais responsáveis pela transformação desse espaço urbano em um dos locais de maior efervescência cultural da cidade. Essa sede é ocupada por setores administrativos da Fundação Museu da Imagem e do Som e abriga acervos disponíveis à pesquisa.
Museu da Imagem e do Som
Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa – Tel.: 2224-8461 ramal 227
Praça Rui Barbosa, nº 1, Praça XV – Tel.: 2262-0309
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 11h às 17h.
O acervo iconográfico e os vídeos da coleção "Depoimentos para posterioridade" e das outras coleções do acervo do MIS estão disponíveis na sala de consulta da Praça XV.