Ao menos 27 policiais e aspirantes iraquianos foram mortos nesta terça-feira após duas mulheres suicidas se explodirem na Academia de Polícia de Bagdá, segundo um comunicado do Exército dos Estados Unidos. Outras 32 pessoas ficaram feridas pelas explosões. Segundo o comunicado, as duas mulheres entraram em uma sala de aula da academia e detonaram suas bombas entre os estudantes, por volta das 12h45 (7h45 de Brasília). Uma testemunha, que trabalha como tradutor no complexo da academia, disse que ao menos uma das mulheres era ela própria uma aspirante a policial.
A segunda explosão ocorreu quando aspirantes e instrutores tentavam deixar o local depois da detonação da primeira bomba.As ruas no entorno do local foram fechadas enquanto as forças americanas e os serviços de emergência iraquianos transportavam os feridos para o hospital. Não havia soldados dos Estados Unidos na academia no momento das explosões, segundo o Exército norte-americano.
Policiais e militares iraquianos, vistos como aliados das forças de ocupação, têm sido alvos freqüentes dos ataques dos rebeldes. No sábado, 19 soldados iraquianos haviam sido mortos em um ataque a bomba na região de Adhaim, que fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de Bagdá. No dia anterior, dez soldados norte-americanos já haviam sido mortos por uma bomba deixada em uma estrada perto de Falluja.
Autoridades norte-americanas e iraquianas advertiram sobre um possível aumento no número de ataques derebeldes nos dias que antecedem as eleições parlamentares programadas para a semana que vem.