João Pedro Stédile Não deixem de ler a entrevista do João Pedro Stédile, um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), publicada no fim de semana (domingo) na Folha de S.Paulo sob o titulo "Turma do Agronegócio só pensa na conta bancária".
Entre outros diagnósticos sobre a realidade brasileira, ele acentua: "Nossa burguesia agrária é lúmpen. Quer ganhar dinheiro sempre mamando nas tetas do Estado". Uma das razões do jornal ter pautado a entrevista é a passagem, este mês, dos 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (PA) em que 19 trabalhadores rurais foram mortos pela PM paraense durante manifestação pró-reforma agrária.
Stédile analisa posições dos ruralistas, a cobertura sempre distorcida e parcial que a mídia dá às ações do MST e discorre, também, sobre a polêmica que se estabeleceu em relação a redução do número de acampados e de acampamentos de sem-terra no país nos últimos 9 anos.
O líder agrário brasileiro assinala que esta diminuição decorre da lentidão no processo de reforma agrária no país, e não do cumprimento do programa Bolsa Família, da distribuição de cestas básicas, como quer fazer crer a grande mídia tupiniquim. Não deixem de ler "Turma do agronegócio só pensa na conta bancária".
Foto: Arquivo do Blog.