Rio de Janeiro, 17 de Dezembro de 2025

MST invade fazenda em Mato Grosso

Quinta, 07 de Agosto de 2003 às 07:03, por: CdB

Cerca de mil integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram na terça-feira a Fazenda Taburacá, uma propriedade de 9 mil hectares, localizada às margens da BR-163, próximo ao município de Jangada, distante 80 quilômetros ao Norte de Mato Grosso. O movimento alega que as terras ocupadas pertencem à União e são improdutivas. De acordo com os líderes estaduais do MST, as ocupações são uma forma de pressionar o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a fazer a reforma agrária no Brasil.

- Não invadimos terras produtivas e esse é um latifúndio que não está gerando nenhuma renda - disse Éder Gilberto da Silva, da coordenação estadual do MST.

Segundo o líder do MST, em Mato Grosso existem mais de três milhões de hectares de terras do governo.

"São áreas que foram griladas e a maioria tem títulos falsos". Segundo o MST, cerca de cinco mil famílias do movimento estão vivendo em oito acampamentos espalhados pelo Estado aguardando vistorias em áreas para serem assentadas.

As famílias que ocuparam a área derrubaram a cerca da fazenda e montaram acampamento próximo à rodovia. No local, penduraram duas bandeiras: uma do Brasil e outra do movimento.

"As terras aqui agora pertencem ao MST", afirmou Éden Gilberto.

A superintendente em exercício da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lucila Nuves de Vargas, disse que o MST ainda não tinha procurado o órgão para fazer reivindicações. Até o começo da noite de ontem, os donos da propriedade não haviam recorrido à Justiça com pedido de reintegração de posse da propriedade.

Tags:
Edições digital e impressa