O jornalista prestou depoimento à 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar na tarde de terça-feira. Ele entregou imagens feitas no local
Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro:
O Ministério Público do Estado do Rio requisitou à Corregedoria Interna da PMERJ a instauração de inquérito para apurar denúncia de violência policial. Em ação de desocupação no Complexo do Alemão, que teria resultado no disparo de tiros contra repórter do jornal O Globo.
O jornalista prestou depoimento à 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar na tarde de terça-feira. Ele entregou imagens feitas no local. Os vídeos passarão por perícia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência visando à identificação física dos policiais que participaram da ação.
O fato ocorreu no sábado, durante uma operação de remoção de ocupantes de terreno conhecido como “Favelinha da Skol”, na Avenida Itaoca, um dos acessos à comunidade Nova Brasília.
A desocupação teria sido realizada pela manhã e, devido a denúncias de violência policial durante a ação, a reportagem do jornal se dirigiu ao local na parte da tarde para conversar com moradores.
O repórter narrou que, enquanto entrevistava as pessoas que estavam no local tentando recuperar pertences. Em meio aos destroços deixados pela operação, diversas viaturas da PM chegaram à área. Os policiais abriram caminho jogando bombas de gás lacrimogêneo na multidão. Um homem foi espancado e o repórter, surpreendido enquanto filmava as cenas de agressão. Teria sido alvo de tiros disparados em sua direção.
As Promotorias de Justiça junto à Auditoria Militar acompanharão todo o desenvolvimento das investigações da Corregedoria da PMERJ.
Operação
Agentes da Operação Méier Presente, durante patrulhamento em frente ao Shopping do Méier, na na segunda-feira. Eles viram um homem fugindo dos seguranças do estabelecimento. Uma equipe realizou um cerco e conseguiu capturar Leonan da Costa Pereira da Silveira.
Com ele foi encontrado um celular furtado. Leonan e a vítima foram levados à Cidade da Polícia, onde ele foi autuado por furto. Os agentes prenderam um homem após furtar um celular, na Rua Dias da Cruz. Ele foi identificado como Henrique Barros dos Santos. Ele foi conduzido para a Cidade da Polícia e autuado pelo crime de furto. Na noite anterior, os agentes apreenderam um menor por fato análogo ao crime de furto. Agentes foram acionados pelo gerente de uma loja após ser furtada pelo adolescente e uma jovem, que conseguiu fugir. Com o adolescente foram encontrados produtos furtados da loja. Ele foi encaminhado à Cidade da Polícia, onde o caso foi registrado.
Centro Presente
Agentes da Operação Centro Presente prenderam, nesta segunda-feira, Alexander Neves Damião de Souza, de 41 anos. Contra ele foram cumpridos sete mandados de prisão pendentes pelos crimes de roubo e furto. Uma equipe estava realizando patrulhamento de rotina no Largo da Carioca quando abordou Alexander. Após consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisão foi verificado que ele era foragido da Justiça e estava evadido do sistema prisional. Alexander, que possui 11 passagens por furto, roubo, ameaça e porte ilegal de arma de fogo, foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá). Policiais militares da Operação Centro Presente prenderam, Graciliano Lopes Rosa, conhecido como “Ligeirinho”, de 28 anos. Contra ele havia um mandado de prisão pendente por roubo. Segundo os agentes, uma equipe estava patrulhando o Terminal Rodoviário da Central quando, ao perceber a aproximação dos policiais, Graciliano tentou fugir. O suspeito foi capturado e conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde o mandado foi cumprido.