O Ministério Público Federal (MPF), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, solicitou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à Eletronuclear a suspensão das obras da usina nuclear de Angra 3.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o MPF informou que a CNEN solicitou uma análise de segurança e de acidentes graves do projeto, mas autorizou a entrega do documento somente após a construção.
O MPF alertou ainda, que se em até dez dias as CNEN e a Eletronuclear não suspenderem a licença e as obras, irá propor ação civil pública para que Angra 3 seja construída de acordo com as normas de segurança adequadas.
O comunicado destaca que, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica, esse estudo deve ser elaborado antes da construção da usina e suas conclusões devem ser levadas em conta na elaboração e aprovação do projeto.
As normas severas de segurança nas usinas nucleares precedem o projeto de Angra 3, que foi elaborado em meados dos anos 70. Um grave acidente na nuclear norte-americana de Three Mile Island, em 1979, motivou a mudança na regulamentação.