O Movimento Ecossocialista de Pernambuco, região Nordeste do Brasil realizará de 10 a 12 de agosto, a Semana Anti Nuclear no Centro Cultural Correios, Avenida Marques de Olinda, 262, em Recife. O Programa Nuclear, bastante cogitado no governo da presidenta Dilma Rousseff, implicará na instalação de usinas nucleares no território brasileiro.
A semana pretende fazer um amplo debate sobre a construção das usinas no país com professores, alunos e sociedade em geral.
Segundo texto enviado pelo professor Heitor Scalambrini Costa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante do Movimento, "a construção das centrais nucleares apenas se identificará com setores da burocracia estatal que alegam ser vantajosa por ser barata e "limpa” por não emitir gases de efeito estufa”.
O professor alega que essa informação não é coerente, pois os custos serão mais caros que outras fontes, como a energia eólica e a hidráulica, se comparados ao das termoelétricas. Sem contar com o uso de dinheiro público que poderia ser investido em outras fontes energéticas "como a solar, eólica, biomassa, pequenas centrais hidroelétricas, e no aproveitamento dos recursos energéticos encontrados nos oceanos”, ressalta.
Atualmente existem 3 usinas no país, localizadas na Cidade do Rio de Janeiro, as usinas de Angra 1, Angra 2 e Angra 3, esta, com as obras em andamento.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o governo planeja construir, no mínimo, mais quatro usinas nucleares até 2030, num total de 4 mil megawatts (MW).
"Relacionar a necessidade de instalação de usinas nucleares no país como sendo fundamental e imprescindível para acompanhar o desenvolvimento científico tecnológico na área nuclear é uma justificativa completamente fantasiosa, irreal e agride o bom senso”, afirma o professor.
Para finalizar, ele insiste que a proposta deve ser discutida de forma transparente com a população, que já tem se manifestado contrária à construção desses sistemas.
O evento
O evento conta com o apoio da Fundação Lauro Campos, Fundação Heinrich Böll, Greenpeace, Centro Cultural Correios, Simples Consultoria e Articulação Anti Nuclear Brasileira.
Como parte da programação na abertura do evento, dia 10, haverá o lançamento da Revista Ecoss de Pernambuco com o tema "Reflexões sobre Energia Nuclear”, reunindo textos de autores do mundo acadêmico, político e de organizações sociais e o lançamento do cordel "Não queremos usina nuclear em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil.
Em seguida ocorrerá o debate "Pernambuco: Energia Nuclear e Desenvolvimento”, tendo com debatedores o economista ecológico Clovis Cavalcanti da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o professor Heitor Scalambrini Costa (UFPE) e do Movimento Ecossocialista de Pernambuco (Mesp) e Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó, militante social e escritor.