Uma exposição em Londres reúne o maior número de desenhos e pinturas de gatos do mundo. No Summer Cat Show, a Chris Beetles Gallery leva ao público obras de diversos artistas especializados em retratar gatos das mais diversas formas.
O foco da mostra é o trabalho de Louis Wain, que ficou famoso por ter criado um mundo de gatos humanizados, que participam de festas, usam roupas da moda e jogam golfe.
O artista começou a atrair atenção quando seus desenhos bem-humorados começaram a ser publicados no Illustrated London News, em 1886.
Wain conquistou fãs importantes, como o escritor H. G. Wells e o primeiro-ministro britânico Ramsey MacDonald, mas não era bom em negociar os preços de suas obras e acabava vendendo os trabalhos por muito menos do que eles valiam.
No fim da vida, ele vivia da ajuda do governo e foi internado em um sanatório com esquizofrenia.
Seus admiradores fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro e transferi-lo para um quarto confortável num bom hospital, onde ele continuou a desenhar.
Seguidores
A exposição traz também trabalhos de seguidores de Wain, como Susan Herbert. Suas imagens subversivas recriam o mundo das artes, cinema e teatro, substituindo os protagonistas por gatos.
Assim, Super-homem, Drácula, Cleópatra e personagens de Casablanca, O Paciente Inglês e até do Senhor dos Anéis ganharam versões felinas.
O trabalho de outros artistas fascinados pelo mundo dos gatos, como Lesley Fotherby, Leslie Anne Ivory e Geraldine Girvan, também fazem parte da exposição.
Mostra em Londres revela 'estranho mundo dos gatos'
Uma exposição em Londres reúne o maior número de desenhos e pinturas de gatos do mundo. No Summer Cat Show, a Chris Beetles Gallery leva ao público obras de diversos artistas especializados em retratar gatos das mais diversas formas. (Leia Mais)
Quarta, 22 de Agosto de 2007 às 13:08, por: CdB