A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lança nesta sexta-feira o programa Segurança Cidadã no Morro da Providência, no Santo Cristo. O programa funcionará no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela, junto à sede do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE) e será apresentado às 15h à comunidade.
O objetivo é combater a pobreza e a violência na comunidade da Providência, uma das mais antigas da cidade do Rio. O município investiu R$ 279.454,56 na reforma total do prédio, que tem seis andares.
Foram construídos e equipados novos alojamentos para os 80 soldados e oficiais do GPAE que prestam serviço no local, salas de atendimento social para os moradores da comunidade, um centro de convivência para idosos e um centro de informática para a juventude. Além disso, a SMAS realizou reformas hidráulicas e elétricas em toda a construção.
No local, a SMAS terá uma equipe devidamente capacitada para promover a mediação de conflitos da comunidade, que é uma estratégia para que eventuais divergências possam ser evitadas e que cheguem a um processo judicial. Através da mediação de conflitos, técnicos da SMAS promoverão a cultura da paz dentro da Providência e ajudarão as partes envolvidas a chegarem a um acordo.
O CRAS Dodô da Portela, além garantir a inclusão social dos moradores do Morro da Providência, também promove o atendimento social e a assessoria jurídica a todos os militares dos Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE) e do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Outro projeto desenvolvido pela SMAS no local é o Protegendo Quem Nos Protege, que oferece refeições aos policias do GPAE, bolsas de estudo para os filhos deles e ajuda com material de construção para ajustes em suas casas.
Dentre os projetos e programas da Rede de Proteção Social da Prefeitura do Rio oferecidos no CRAS Dodô da Portela estão, o Melhorias Habitacionais, Usina de Inclusão Social, Pro Jovem, Direitos, Agente Jovem, Conversando É Que a Gente Se Entende, Passe Livre, Banco Carioca de Bolsas de Estudo, Fundo Carioca, Usina de Inclusão Social e o Bolsa Família.
O CRAS Dodô da Portela fica na Rua Ebroíno Uruguai, 251, no Morro da Providência e funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.