Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

Morre suposto sócio de Beira-Mar na Colômbia

Segunda, 03 de Setembro de 2007 às 14:10, por: CdB

O guerrilheiro Tomás Medina Caracas - conhecido como "Negro Acácio" e integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - morreu em combate com o exército colombiano no Estado de Vichada, no sul do país, segundo informou nesta segunda-feira a rádio Caracol.

Ele teria participado da segurança pessoal de Fernandinho Beira-Mar, quando o narcotraficante brasileiro atuava na Colômbia.

As autoridades colombianas afirmam que Medina Caracas oferecia proteção a Luiz Eduardo da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, antes de sua captura pelo Exército colombiano em abril de 2001, no Estado de Guanía, na fronteira com o Brasil.

Medina Caracas era chefe de um dos grupos das Farc denominado "Bloque 16" tinha um pedido de extradição dos Estados Unidos desde 2002 e era acusado de crimes relacionados ao narcotráfico.

De acordo com a imprensa local, o guerrilheiro morreu durante um ataque realizado pela Força de Tarefas Conjuntas Omega integrada por soldados profissionais especializados na luta antiguerrilha, que opera nas florestas do sul do país.

Tags:
Edições digital e impressa