O guerrilheiro Tomás Medina Caracas - conhecido como "Negro Acácio" e integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - morreu em combate com o exército colombiano no Estado de Vichada, no sul do país, segundo informou nesta segunda-feira a rádio Caracol.
Ele teria participado da segurança pessoal de Fernandinho Beira-Mar, quando o narcotraficante brasileiro atuava na Colômbia.
As autoridades colombianas afirmam que Medina Caracas oferecia proteção a Luiz Eduardo da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, antes de sua captura pelo Exército colombiano em abril de 2001, no Estado de Guanía, na fronteira com o Brasil.
Medina Caracas era chefe de um dos grupos das Farc denominado "Bloque 16" tinha um pedido de extradição dos Estados Unidos desde 2002 e era acusado de crimes relacionados ao narcotráfico.
De acordo com a imprensa local, o guerrilheiro morreu durante um ataque realizado pela Força de Tarefas Conjuntas Omega integrada por soldados profissionais especializados na luta antiguerrilha, que opera nas florestas do sul do país.
Morre suposto sócio de Beira-Mar na Colômbia
Segunda, 03 de Setembro de 2007 às 14:10, por: CdB