O ator Jerry Orbach, protagonista da série Lei e Ordem, morreu na noite desta terça-feira em um hospital nova-iorquino, em conseqüência de um câncer de próstata, informou nesta quarta-feira um representante da série televisiva.
Orbach, de 69 anos de idade, começou em 1992 a interpretar de forma regular o veterano detetive Lennie Briscoe nessa série, que alcançou notável popularidade desde então e gerou outros produtos televisivos paralelos.
Após doze anos em Lei e Ordem, Orbach tinha começado a gravar há algumas semanas os primeiros episódios, de uma derivação da série original, prevista para ser transmitida no próximo ano na cadeia NBC e entitulada Law & Order: Trial by Jury.
Robert Malcom, representante artístico de Orbach, informou no início deste mês que os médicos lhe tinham diagnosticado câncer de próstata, mas que as perspectivas eram favoráveis e não tinha deixado de participar das gravações da nova série.
Orbach iniciou sua carreira artística nos palcos teatrais e debutou em 1960 em off-Broadway com The Fantasticks.
A partir daí foi presença constante nos palcos nova-iorquinos e foi indicado em três ocasiões para um prêmio Tony, tendo conquistado-o uma única vez, em 1969, por seu trabalho no musical Promises, Promises.
Carnival, Annie Get Your Gun ou a produção original de 42nd Street foram outros sucessos na Broadway que contaram com a participação de Orbach.
Também teve numerosas aparições no cinema, em filmes como Fore Play, Prince of the City, Dirty Dancing ou The Last Exit to Brooklyn, e emprestou sua voz ao personagem de Lumière, o singular candelabro do filme A Bela e a Fera, da Disney.