Morreu na manhã desta sexta-feira a enfermeira Virgínia Santana de Almeida, 51 anos, que foi atropelada e arrastada por um veículo ao longo de 150 metros, na noite desta quinta-feira, durante série de roubos de carros em quatro bairros da Zona Norte.
Ela estava internada em estado gravíssimo no Hospital Salgado Filho, no Méier, após sofrer várias fraturas, perder dedos e parte do couro cabeludo. Virgínia chegou a ser operada por várias horas durante a madrugada.
O marido da vítima, Luiz Almeida, precisou tomar calmantes ao saber do caso. A família passou a noite no hospital e está inconsolável.
Perseguição
O bando agiu no Cachambi, Méier, Del Castilho e Engenho Novo, a partir das 17h40. Os bandidos estavam em motos, no Peugeot 206 e no Siena azul — os dois carros eram roubados. O Siena havia sido levado de sua proprietária, a professora Luciana Andrade, 37 anos, minutos antes na Rua Rocha Pitta, no Cachambi.
Ela contou que três homens armados com pistolas cercaram seu veículo em um sinal de trânsito e obrigaram-na a descer do automóvel. Um dos ladrões arrancou ainda seu cordão e relógio. Na Rua Coração de Maria, Méier, o bando começou a ser seguido por policiais. A perseguição se estendeu por pelo menos sete ruas do bairro, terminando na Rua Bamboré, já em Del Castilho, onde os veículos foram abandonados. O grupo fugiu a pé e, na mesma rua, rendeu o vendedor José Maria Werneck, 63 anos. Ele foi obrigado a entregar seu Uno verde.
Atropelamento
Durante a fuga dos bandidos, Virgínia, que morava em Del Castilho, foi atropelada por um veículo. Segundo moradores, ela foi atingida por um Palio branco, cujo motorista tentava escapar dos criminosos. A polícia acredita, porém, que a vítima tenha sido atropelada pelos assaltantes em fuga, mas vai investigar. O motorista fugiu do local sem ter a placa do carro anotada. Marcas de sangue ficaram no asfalto.
Depois, o Palio Weekend , de Rosângela Andrade, de 41 anos, foi roubado no Engenho Novo. Suspeito de envolvimento com os crimes, Paulo foi preso na Rua Chaves Pinheiro, em Del Castilho. A polícia suspeita também que ele seja um dos autores do ataque a tiros contra trem que transportava autoridades no Jacarezinho na segunda-feira. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
Fita preta de protesto
Os moradores da Rua Bamboré, onde Virgínia foi arrastada, afirmam que o local é inseguro há muito tempo. Já existe lá uma cancela na esquina da via com a Avenida Suburbana e vigias particulares foram contratados.
Uma moradora, revoltada com o atropelamento da vizinha, fixou em seu portão um cartaz com tarja preta em luto e protesto contra a violência na região.