Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2025

Moradores da Urbis VI receberam unidade de saúde reformada e ampliada

Terça, 03 de Abril de 2012 às 08:39, por: CdB

O Governo Municipal, na tarde dessa segunda-feira, 2 de abril, atendeu a mais uma demanda da população de Vitória da Conquista no que se refere à reestruturação dos equipamentos de saúde e educação. Desta vez, os moradores da Urbis VI foram contemplados com a reforma da Escola Municipal Helena Cristália   Ferreira e a ampliação da Unidade de Saúde da Família/USF que a atende a população dos bairros Urbis VI, Morada Real, Vila Elisa, Renato Magalhães e Santa Mônica.

A USF da Urbis VI está entre as primeiras cinco unidades entregues pelo Governo Participativo em 1998. Após catorze anos, com o aumento da população, foi necessária a ampliação do serviço, com a construção de três consultórios, farmácia, sala de reunião, sanitários e ampliação da área de circulação, um investimento de mais de R$ 100 mil do Governo Municipal. Com a nova reforma, a Prefeitura implantará ainda a terceira equipe de saúde da família.

O prefeito Guilherme Menezes lembrou da contratação da equipe de saúde para atendimento dos moradores da Urbis VI em 1997, que teve a parceria da Diocese de Vitória da Conquista. “Quando viemos conversar com os moradores, todos aqui pediram por uma ambulância e nós resolvermos fazer diferente: contratamos, com a ajuda do bispo Dom Celso José, a médica Eliana Brito; e em 1998 entregamos a unidade. Foi uma caminhada longa e hoje estamos entregando a unidade reformada e ampliada. Tudo isso conversando e ouvindo a comunidade”.

Auxiliar de enfermagem da primeira equipe contratada em 1997, Lindinalva Moreira Matos relatou a alegria de participar de mais este momento. “Estava aqui em 1998 e estou agora comemorando esta reforma que ficou maravilhosa, antes faltava espaço, agora esta ampla e poderá ter uma terceira equipe”.

Gerci Mateus, 64, usuária da unidade, falou sobre as melhorias. “A reforma está ótima, a farmácia ficou espetacular, melhor do que antes, estamos na expectativa da implantação da terceira equipe”.

O conselheiro de saúde e membro do Conselho Municipal de Saúde, Ailton Reis, comemorou a entrega. “Para nós foi um grande avanço, porque era uma ansiedade da comunidade, tinha gente que não acreditava. Nós fizemos indicação da reforma no Orçamento Participativo e agora aconteceu. Estamos muito felizes, principalmente porque fizemos parte do processo”.

 A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, ressaltou o compromisso do Governo com a saúde e a educação. “Hoje estamos comemorando duplamente a demonstração de compromisso que o Governo tem com a saúde e a educação. Mais uma vez estamos entregando uma escola e uma unidade de saúde reformada e ampliada, que melhorarão o atendimento à população”.

A enfermeira Paula Mariane Souza Prates, há um ano na unidade, destacou a melhoria no acolhimento. “A nova estrutura é mais acolhedora, facilitará o acesso do usuário e um melhor desenvolvimento das atividades da equipe”. A médica Patrícia Marques, que fará parte da equipe 2, está ansiosa para começar o seu trabalho. “Estava ansiosa, mas depois que cheguei aqui fui bem recebida pela equipe, a estrutura da unidade está excelente, muito boa e organizada”.

A cerimônia de entrega contou com a presença dos vereadores Gildásio Silveira, Ademir Abreu, Luciano Gomes, Beto Gonçalves, Joel Fernandes, Udson Castro, Manoel Moreira e do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos.

Tags:
Edições digital e impressa