A comédia de ficção científica "O Guia dos Mochileiros das Galáxias" ("The Hitchhiker's Guide to the Galaxy") alcançou o posto de filme mais visto nos Estados Unidos neste domingo, deixando "XXX2-Estado de Emergência" para trás. Mas a surpreendente arrecadação de 21,7 milhões de dólares da adaptação do famoso livro de Douglas Adams, somada à grande bilheteria do campeão de público da semana passada, "A Intérprete", não pôde evitar a queda total na venda de ingressos pela 10a. semana consecutiva nos EUA.
"É uma situação um tanto desoladora no momento", disse Paul Dergarabedian, presidente da empresa Exhibitor Relations, que rastreia o número de espectadores dos cinemas. "Ainda não houve nada que tenha deixado o público empolgado".
Hollywood espera que Luke Skywalker e Darth Vader apareçam para salvá-la dessa situação no dia 19 de maio, com o lançamento de "Guerra nas Estrelas: Episódio 3 -- A Vingança do Sith".
No último ano até a presente data, a venda de ingressos caiu 5 por cento e a frequência, 8 por cento, afirmou Dergarabedian.
Os 12 filmes mais vistos deste fim de semana arrecadaram 84,8 milhões de dólares, 10 por cento menos do que o mesmo período do ano passado, quando "Meninas Malvadas", que estava em primeiro lugar, foi superado por "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, que acabou arrecadando 364 milhões de dólares.
"O Guia dos Mochileiros das Galáxias", história irreverente sobre um terráqueo resgatado por alienígenas pouco antes do planeta ser destruído para abrir espaço para uma freeway espacial, foi lançado pela Touchstone Pictures, da Walt Disney Co.
O estúdio disse esperar que o filme arrecadasse ao menos perto de 20 milhões de dólares na abertura. Ele atraiu espectadores de todas as idades, a maioria do sexo masculino.
"É totalmente novidade e diferente de tudo no mercado agora", afirmou Chuck Viane, presidente da distribuidora doméstica da Disney.
"A Intérprete", com Sean Penn e Nicole Kidman, caiu para segundo lugar, arrecadando 14,2 milhões de dólares no segundo fim de semana de exibição.