Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2026

Missão tripulada por chineses retorna do espaço

A nave espacial chinesa Shenzhou 6 voltou em segurança para a Terra depois de cinco dias em órbita, na segunda missão tripulada da China. A cápsula, levando dois astronautas, pousou na manhã desta segunda-feira na região autônoma da Mongólia Interior, às 4h32 no horário local. (Leia Mais)

Segunda, 17 de Outubro de 2005 às 10:28, por: CdB

A nave espacial chinesa Shenzhou 6 voltou em segurança para a Terra depois de cinco dias em órbita, na segunda missão tripulada da China. A cápsula, levando dois astronautas, pousou na manhã desta segunda-feira na região autônoma da Mongólia Interior, às 4h32 no horário local e teria pousado com a ajuda de pára-quedas a apenas um quilômetro de seu alvo estabelecido.

Com esta segunda missão tripulada, a China é o terceiro país do mundo a colocar, com sucesso, um homem no espaço, seguindo a Rússia e os Estados Unidos. A primeira missão tripulada chinesa ocorreu em 2003.
Logo depois do pouso os dois astronautas fizeram uma refeição com massa, chá e chocolate, antes de serem levados, de helicóptero, a uma base militar próxima.

"Posso sentir que muitos estão pensando em nós. Somos gratos por todo o amor e preocupação de nossa terra e seu povo", dise o astronauta Nie Haisheng a jornalistas.

Os astronautas já passaram por exames médicos e estariam em bom estado de saúde.

Gravidade

A jornada dos astronautas Nie Haisheng e Fei Junlong começou na quarta-feira.

A agência de notícias chinesa Xinhua informou no domingo que a missão "conseguiu exectutar as experiências planejadas além de acumular registros técnicos visuais valiosos" para o programa espacial tripulado chinês.

"Estamos nos sentindo bem, nosso trabalho está sendo feito facilmente e nossa vida é feliz", teria dito Fei Junlong pouco antes de iniciar a reentrada na atmosfera.

Antes da reentrada, a Shenzhou 6 apresentou um leve desvio de sua trajetória original, causado pela tração gravitacional da Terra.

O ajuste foi feito com o disparo dos pequenos foguetes, para dar o "empurrão" necessário, alterando a altitude da nave em 800 metros, segundo jornais locais.

Especialistas em viagens especiais afirmam que estes ajustes são rotineiros.

O governo da China espera estabelecer uma estação espacial dentro de cinco anos e, no futuro, colocar seu primeiro astronauta na Lua.

Tags:
Edições digital e impressa