Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Missa de Terri Schiavo atrai centenas nos EUA

Quarta, 06 de Abril de 2005 às 06:51, por: CdB

Terri Schiavo, a norte-americana com graves danos cerebrais cujo destino detonou uma batalha que dividiu a opinião pública no país, foi enviada por Deus para passar uma mensagem sobre o sentido da vida, disse um padre na missa fúnebre organizada pelos pais dela, nesta terça-feira.

Schiavo, 41, morreu na última quinta, 13 dias depois de o tubo de alimentação que a mantinha viva ter sido retirado por ordem da Justiça dos EUA, que há muito tempo tinha concordado com a tese do marido dela de que a mulher não gostaria de continuar vivendo no estado vegetativo permanente em que se encontrava.

Os pais de Schiavo, Bob e Mary Schindler, passaram vários anos tentando evitar a retirada do tubo de alimentação dela, em uma causa defendida pela direita cristã como símbolo da "cultura da vida", pelo Congresso norte-americano e pelo presidente do país, George W. Bush.

Centenas de pessoas compareceram à missa em uma igreja da Flórida.

-Deus envia a nós as pessoas como Terri Schiavo a fim de nos lembrar sobre o sentido da vida - afirmou o padre Frank Pavone, diretor do grupo antiaborto Padres pela Vida.

- Deus nos chama para seguir adiante nesse lugar e para construir uma cultura da vida a fim de que esse caso trágico nunca mais se repita - disse Pavone.

A missa foi realizada em uma igreja católica de Gulfport, um subúrbio de São Petersburg.
Cerca de 600 pessoas, entre as quais os Schindler e o irmão e a irmã de Schiavo, lotaram o local. Um grande número de pessoas ouviu a missa do lado de fora.

Schiavo vivia em um estado vegetativo persistente, segundo médicos ouvidos pela Justiça, desde 1990, quando sofreu um ataque cardíaco que privou seu cérebro de oxigênio por tempo demais. O corpo dela foi cremado no sábado depois de uma autópsia. Os resultados dessa autópsia devem ser divulgados em algumas semanas.

Tags:
Edições digital e impressa