Rio de Janeiro, 01 de Setembro de 2026

Ministros das Finanças entram em acordo sobre déficits francês e alemão

Terça, 25 de Novembro de 2003 às 03:10, por: CdB

Os ministros das Finanças de zona euro chegaram na madrugada desta terça-feira a um acordo sobre o tratamento dos déficits de França e Alemanha, apesar da oposição da Comissão Européia e de quatro países da UE.

Votaram contra o acordo, que não faz referência ao pacto de estabilidade, os ministros de Espanha, Áustria, Holanda e Finlândia, revelaram fontes comunitárias.

Segundo o ministro francês de Economia e Finanças, Francis Mer, a França se comprometeu em reduzir a 0,77% do PIB seu déficit estrutural em 2004, contra os 0,7% previstos anteriormente, e a 0,6% em 2005, contra a previsão inicial de 0,5%.

A Alemanha deve reduzir seu déficit estrutural em 0,6% em 2004, se conseguir um crescimento de 1,6%, e em 0,5% em 2005, caso cresça 1,8% no mesmo ano, destacou o ministro alemão das Finanças, Hans Eichel.

O ministro alemão disse que o acordo 'se situa dentro do pacto de estabilidade' e prevê sanções caso a Alemanha não cumpra as metas estabelecidas.

O comissário europeu para Assuntos Econômicos, o espanhol Pedro Solbes, advertiu que a medida 'não respeita nem as regras nem o espírito do pacto de estabilidade'.

O ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, defendeu o acordo, que 'é coerente com o pacto de estabilidade' da União Européia. A Itália assume no momento a presidência da UE.

Tags:
Edições digital e impressa