O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou os principais pontos do Plano Nacional de Segurança Pública que está sendo elaborado pelo governo. Durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ele afirmou que o primeiro objetivo a ser cumprido é a integração.
Cardozo informou que o governo pretende integrar as polícias civis e militar, o sistema de segurança entre os estados e também fazer a integração com outros países. No caso das fronteiras, ele acrescentou que haverá integração também com o Ministério da Defesa, incluindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
Compartilhamento de informação
O segundo pilar do plano é a informação. Cardozo disse que o mapa da violência é de 2008, e que está três anos defasado. Segundo informou, o ministério está esboçando um projeto de lei que vai obrigar os estados a repassarem dados sobre violência para a União. De acordo com a proposta, os estados que não repassarem dados, não vão receber recursos.
Combate à corrupção
Outro ponto do plano é o combate à corrupção nas forças policiais. Segundo o ministro, é impossível combater o crime sem combater a corrupção.
Também está prevista a construção de presídios. Ele disse que mais de 600 mil presos estão em delegacias.
A audiência prossegue no plenário 9.
Continue acompanhando a cobertura deste evento.
Reportagem - Oscar TellesEdição - Regina Céli Assumpção