Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Ministro palestino renuncia e agrava crise na Faixa de Gaza

O ministro do Interior palestino, Hani Qawasmi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, depois de uma nova onda de confrontos entre as facções Hamas e Fatah, na Faixa de Gaza.(Leia Mais)

Segunda, 14 de Maio de 2007 às 07:24, por: CdB

O ministro do Interior palestino, Hani Qawasmi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, depois de uma nova onda de confrontos entre as facções Hamas e Fatah, na Faixa de Gaza.

A violência recomeçou no domingo e avançou madrugada adentro, mesmo com um cessar-fogo firmado horas antes, entre os dois principais grupos políticos palestinos, o Hamas e o Fatah.

Em dois dias de conflitos, pelo menos sete pessoas morreram.

Trata-se da pior onda de violência desde fevereiro, quando o Hamas e o Fatah concordaram em formar um governo de união nacional.

Segundo analistas, a renúncia de Qawasmi coloca em xeque o governo de união nacional.

Governo

O ministro Qawasmi, um ex-acadêmico que não está filiado nem ao Hamas nem ao Fatah, deveria coordenar os serviços de segurança palestinos, mas teria enfrentado competição de líderes do Fatah ao tentar controlar facções armadas.

O cessar-fogo do domingo tinha sido combinado para tentar retirar das ruas militantes das duas facções e libertar várias pessoas que foram seqüestradas.

Qawasmi já tinha oferecido sua renúncia há duas semanas, em protesto contra a deterioração da segurança na Faixa de Gaza.

Fontes ligadas ao governo dizem que o primeiro-ministro Ismail Haniya vai assumir a pasta do Interior.

"Como palestino, estou envergonhado em ver que o caos continua", disse à BBC o principal negociador de paz palestino, Saeb Erekat. "Se o governo não consegue impor sua autoridade, creio que não há razão para haver um governo."

"Nenhuma sociedade pode ser mantida com múltiplas autoridades e múltiplas armas."

Desde a retirada israelense da Faixa de Gaza, em 2005, o território vem sendo palco de uma onda de confrontos, seqüestros e assaltos à mão armada.

 

Tags:
Edições digital e impressa