Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Ministro de Minas e Energia defende construção de Angra 3

Quinta, 22 de Março de 2007 às 18:57, por: CdB

O ministro de Minas e Energia, Silas Rodeau, defendeu nesta quinta-feira que a construção da Usina Angra 3. Ele informou que vai votar a favor da construção do empreendimento na reunião do Conselho de Política Energética, marcada para a próxima terça-feira.

- Você quer saber qual o meu voto? É a favor -, afirmou o ministro, depois de participar de audiência pública no Senado Federal.

Em resposta ao senador Francisco Dornelles (PP-RJ) sobre a situação de Angra 3, o ministro disse que o governo não "oscila" em relação à definição da usina. Ele explicou que a discussão é baseada no preço da energia que chegará ao consumidor e que, até agora, esse preço não havia se mostrado viável.

Segundo Rondeau, atualmente o custo da energia a ser gerada pela usina nuclear já está em um patamar competitivo.

- Vários estudos foram feitos neste governo no sentido de refazer as questões que fossem adequadas para que se chegasse ao preço competitivo. Posso assegurar que hoje o seu custo de referência já está próximo do custo de geração, por exemplo, de carvão mineral. Portanto, voltamos a conversar sobre a questão de Angra 3 -, disse.

O ministro informou ainda que, caso a decisão de construir Angra 3 seja tomada agora, a energia produzida poderá ser usada a partir de 2013 ou 2014.

De acordo com Rondeau, o presidente da República coordena uma discussão sobre a construção da usina com a participação de outros ministérios, como o da Defesa e o de Ciência e Tecnologia.

Tags:
Edições digital e impressa