Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

Ministro da Saúde garante regularização dos estoques de exames de carga viral em agosto

Terça, 26 de Julho de 2011 às 07:33, por: CdB

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu hoje (26) que, até o final de agosto, o fornecimento do sistema de carga viral de HIV no sangue estará totalmente regularizado. Segundo o ministro, houve uma disputa no processo de licitação com várias empresas e algumas entraram com recurso, o que atrasou a contratação de novos exames.

"Por isso, tivemos que fazer uma licitação de emergência para garantir a regularização em agosto”, disse Padilha, após participar da abertura dos trabalhos da Rede dos Institutos de Enfrentamento ao Câncer, dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O ministro informou que os exames de carga viral sempre estiveram garantidos para os grupos prioritários: gestantes, crianças,  pacientes no início de tratamento ou com necessidade de troca de medicamento.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou nota técnica garantindo prioridade para crianças e gestantes infectadas pelo HIV na realização deste tipo de exames na rede pública.

Tags:
Edições digital e impressa