O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou neste sábado em Coari, no Amazonas, que o novo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) será o atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi. A data da posse será nesta segunda-feira.
A informação foi dada por Jobim ao acompanhar exercícios simulados de defesa de instalações estratégicas desenvolvidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica durante a Operação Solimões.
Gaudenzi preside a AEB desde 2004. Natural da Bahia, o engenheiro civil Sergio Maurício Brito Gaudenzi se formou pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Foi deputado estadual e federal .
Na Assembléia Legislativa, foi relator-geral da Constituição da Bahia e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Executivo. Na Câmara dos Deputados, foi vice-presidente da Comissão Especial para a reformulação da Previdência Social e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência Social. Ele também exerceu os cargos de secretário-geral do Ministério da Previdência e secretário da Fazenda do estado da Bahia.
Antes de assumir a presidência da AEB, atuava como consultor empresarial. É membro do diretório e da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga.
Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais. Desde 2003, tem mais de 80 processos no Tribunal de Contas da União.