Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Ministro afirma que Castro não está 'agonizando'

Quarta, 12 de Setembro de 2007 às 16:58, por: CdB

O ministro de Cultura de Cuba, Abel Prieto, voltou a afirmar nesta quarta-feira, para jornalistas, que o líder Fidel Castro não está "agonizando", e não descartou a possibilidade de que volte ao comando do país após o processo eleitoral do próximo ano.

— Ninguém que esteja agonizando pode fazer estas análises, estas reflexões sobre a realidade do dia-a-dia —, disse Prieto ao referir-se à saúde do líder cubano, convalescente desde julho de 2006 de uma doença que lhe obrigou a delegar temporariamente seus poderes a seu irmão Raúl Castro.
 
— Não posso falar a partir de um boletim médico, estou falando da leitura, da impressão que tenho da leitura de seus textos, que são realmente iluminadores. Não acredito que alguém que esteja entre a vida e a morte possa fazer tamanho esforço intelectual —, acrescentou. 

Ele reconheceu que não tem "notícias diretas" da saúde do líder, mas que sua "impressão", baseada nos artigos escritos por Castro desde o fim de março, é de que seu estado de saúde é bom, e que segue se recuperando favoravelmente.
 
Sobre a possível volta de Fidel Castro à Presidência, após o processo eleitoral que terá início em outubro e será concluído em 2008, para a renovação dos máximos órgãos de poder do país, ele considerou "muito óbvio" que a imensa maioria do povo cubano quer o líder no poder.

Tags:
Edições digital e impressa