Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Ministério da Saúde fará perfil nutricional das crianças do Norte do país

Sexta, 15 de Junho de 2007 às 13:45, por: CdB

Crianças dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Acre terão o peso e a estatura medidos nos postos de saúde neste sábado, durante a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil).

Na ocasião, também serão feitos questionários com perguntas específicas para cada faixa etária da primeira infância. Eles servirão para avaliar os hábitos alimentares das crianças da região.

A pesquisa investigará, por exemplo, qual a alimentação recebida pela criança nos primeiros seis meses de vida, se ela bebeu leite materno ou de vaca, se tomou água ou sucos. Essas informações serão colocadas no Cartão de Saúde das crianças para que os pais acompanhem o
crescimento dos filhos.

Segundo a coordenadora da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Ana Beatriz Vasconcelos, cerca de 8% das crianças estão abaixo do peso no Norte do país.

A ação, batizada de Chamada Nutricional, tem como objetivo mobilizar a população para aumentar a vigilância alimentar e nutricional infantil.

- O déficit de peso, a anemia e a diarréia estão sendo avaliadas de forma sistemática no Brasil. Essas são questões que o serviço de saúde tem condição de resolver de atender -, disse.

A Chamada Nutricional será feita em 105 municípios. Além da coleta de dados, haverá orientação nutricional. Na segunda fase da campanha de vacinação, no dia 26 de agosto, as crianças dos estados de Rondônia, Roraima e Tocantins também vão receber a avaliação nutricional.
 

Tags:
Edições digital e impressa