O projeto de biossegurança, que inclui pesquisas com células-tronco embrionárias, deverá ser votado nesta quarta-feira, pela Câmara. Em nota divulgada nesta terça-feira, o Ministério da Saúde informou ser favorável ao projeto e espera que os parlamentares estejam em consonância com os interesses dos brasileiros e aprovem o texto.
- Pautado sempre pela ética, o ministério espera que os parlamentares se mostrem sintonizados com os interesses dos brasileiros e aprovem o projeto, permitindo a utilização de células embrionárias nas pesquisas com fins terapêuticos - possibilidade concreta de cura para muitos brasileiros - diz a nota.
Segundo o ministério, as pesquisas com células-tronco embrionárias representam a esperança de cura para portadores de doenças de vários tipos, como as do coração, as neurodegenerativas e o diabetes. A nota lembra que as células-tronco são capazes de reconstituir tecidos como pele, ossos, dentes e tecido nervoso e que vítimas de acidentes e de violência, que tiveram lesões físicas atualmente irreversíveis, terão grandes chances de recuperar os movimentos.
A nota destaca ainda que, recentemente, o Ministério da Saúde lançou um projeto de pesquisa para avaliar a utilização das células-tronco adultas em doenças cardíacas que tem por objetivo introduzir terapias celulares no Sistema Único de Saúde (SUS), substituindo a realização de transplantes e cirurgias de ponte de safena e mamária.
- Para o paciente, os maiores benefícios são recuperação mais rápida e a melhoria da qualidade de vida, com a diminuição da necessidade do uso contínuo de medicamentos. Para o sistema, o uso dessa tecnologia significa economia e eficiência, diminuindo os custos dos tratamentos, liberando recursos do Sistema Único de Saúde para a aplicação na prevenção e cura de outras patologias, beneficiando a toda a população brasileira - diz a nota.