Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

Minc lamenta emissão de CO2 de exploração do pré-sal

Quinta, 13 de Agosto de 2009 às 10:25, por: CdB

O ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, disse na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado que a exploração de gás da camada do pré-sal pode emitir até cinco vezes mais dióxido de carbono do que o emitido em campos tradicionais. Segundo ele, normalmente, as emissões de CO2 variam entre 3% a 4% nesses campos, e que, no caso do pré-sal, essas emissões são de 12% a 15%.

Minc explicou que, por outro lado, já existem estudos de uma tecnologia de captura e estocagem do carbono. As pesquisas, porém, afirmou o ambientalista, não estão concluídas, estando mais avançadas em alguns países da Europa e no Canadá. Técnicos da Petrobras acompanham os estudos, mas ainda têm dúvidas sobre o sistema de estocagem dentro dos próprios reservatórios, acrescentou oministro.

– Isso é seguro? Quantos anos o CO2 pode ficar ali? Como essa estocagem será monitorada? – indagou Carlos Minc, que, no entanto, reconheceu o fato de a camada do pré-sal ser uma oportunidade de riquezas para o país, ainda que sua exploração seja muito "carbonizada".

– É impossível abrir mão disso, visto que o dinheiro ali auferido será revertido em obras sociais –, finalizou.

Tags:
Edições digital e impressa