O milionário britânico Sir Richard Branson, dono das empresas Virgin, anunciou que vai doar 100 mil libras (cerca de R$ 381 mil) para um fundo que cobriria os custos legais de Gerry e Kate McCann, os pais da menina Madeleine, desaparecida em maio passado em Portugal.
Segundo a porta-voz de Branson, "ele quer dar a eles uma chance de ter um interrogatório justo".
O casal foi nomeado suspeito pela polícia portuguesa no inquérito sobre o desaparecimento da filha.
Eles vêm sendo aconselhados pelo advogado Michael Caplan, que assistiu o general Augusto Pinochet durante seu processo de extradição da Grã-Bretanha. Pinochet não foi extraditado.
Branson também está pedindo a outros milionários que contribuam para o fundo.
— Nas últimas semanas, Richard vem acompanhando os eventos a medida que eles ocorrem —, disse a porta-voz.
— Há toda uma família envolvida aqui. Quando os McCann anunciaram que sob nenhuma circunstância usariam o fundo 'Ache Madeleine' e discutiram vender a própria casa (para cobrir os custos do processo), Richard achou que alguma coisa tinha que ser feita —, explicou.
Branson é pai de família e, para ele, a coisa mais importante é que uma menina de quatro anos está desaparecida, acrescentou a porta-voz.
Gerry McCann, cardiologista, está de licença não remunerada e Kate, também médica, já confirmou que ainda não planeja voltar a trabalhar como médica folguista.
O fundo para achar Madeleine já arrecadou 1 milhão de libras (cerca de R$ 3,8 milhões) e parte deste dinheiro será usada em uma nova campanha na mídia, a ser iniciada dentro de 15 dias. O apoio de Branson coincide com o de amigas próximas a Kate, que vieram a público defender sua reputação como mãe.
Linda McQueen e Nicky Gill, que conhecem Kate desde a infância, disseram em uma entrevista que Kate e Gerry são "o casal mais amável e centrado na família".
No domingo, os McCann, católicos devotos, foram à missa em sua cidade pela primeira vez desde que voltaram de Portugal, no último dia 9.
Milionário cria fundo para ajudar casal McCann
Segunda, 17 de Setembro de 2007 às 08:49, por: CdB