Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2026

MG: PF faz operação contra fraude do leite

Segunda, 22 de Outubro de 2007 às 08:52, por: CdB

A Polícia Federal em Uberaba, juntamente com os Ministérios Públicos Federal e Estadual de Minas Gerais em Passos e Uberaba, deflagrou na manhã desta segunda-feira, a Operação Ouro Branco, contra duas cooperativas de laticínios do Estado. A Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil) são suspeitas de fraudar a produção do leite longa vida integral com substâncias que tornam o produto impróprio para consumo humano. A intenção era aumentar a quantidade do produto e aumentar o período de manutenção e acondicionamento sem que ele se deteriorasse.

A operação conta com a participação de 200 policiais federais, auxiliados por servidores do Ministério da Agricultura, que cumprem cerca de 25 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão nas cidades de Uberaba e Passos. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal das duas cidades.

O leite adulterado era revendido pelas cooperativas para empresas como Calu e Parmalat, entre outras, que comercializavam o leite em embalagens próprias em todo o País.

Durante a ação desta segunda-feira estão sendo detidos dirigentes e empregados das cooperativas envolvidas, bem como um servidor do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, responsável pela fiscalização da produção de leite e seus derivados.

As equipes de policiais federais também estão recolhendo amostras de leite longa vida integral em todo o país, já que, segundo as apurações, a fraude atinge dimensão nacional envolvendo empresas de diversos Estados da federação. Será concedida entrevista coletiva na delegacia da Polícia Federal em Uberaba/MG. 

Tags:
Edições digital e impressa