Os metroviários de Belo Horizonte prometem fazer uma greve de advertência de 48 horas a partir desta terça-feira. A categoria não chegou a um acordo sobre reajuste salarial com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Por dia, 142 mil passageiros utilizam as 19 estações de metrô na capital mineira.
Segundo o sindicato da categoria, após seis reuniões, não houve acordo com a CBTU sobre aumento, condições de trabalho e um novo plano de carreira. Os sindicalistas afirmam que a única proposta da estatal foi a de aguardar uma suplementação orçamentária que, se aprovada pelo Congresso, garantiria um aumento de até 3%.
A CBTU afirma que foi surpreendida pela paralisação, já que ainda negociava com os metroviários. O sindicato diz que a greve foi necessária porque não havia uma proposta concreta da empresa. Uma nova reunião entre CBTU e metroviários está marcada para os dias 29 e 30.
De acordo com a CBTU, a notificação da greve foi feita sexta-feira, quando a empresa enviou para o Ministério Público um questionamento sobre a legalidade da paralisação. A companhia quer que os funcionários mantenham 30% dos trens em circulação nos horários de pico, mas o sindicato afirma que, por questões de segurança, a paralisação será total.
Metroviários farão greve de 48 horas em BH
Segunda, 21 de Maio de 2007 às 18:20, por: CdB