Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2026

Metrô recua e decide por estação em Higienópolis

Sexta, 17 de Junho de 2011 às 10:57, por: CdB
Metrô recua e decide por estação em Higienópolis

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 17/06/2011, 16:42

Última atualização às 16:42

Tweet

Protesto em maio marcou definição de estação do metrô em bairro que concentra moradias de alto padrão em São Paulo (Foto: Mauricio Morais/Arquivo)

São Paulo - A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) decidiu manter uma estação da Linha 6-Laranja em Higienópolis, região central da capital paulista.

A estação Angélica-Pacaembu ficará na rua Sergipe, entre as ruas Ceará e Bahia. De acordo com o novo planejamento do Metrô, a parada será toda subterrânea e vai contar com três saídas, uma delas será a uma quadra da avenida Angélica, onde inicialmente estaria localizada a estação. Outras duas saídas estão previstas, uma perto do estádio do Pacaembu e outra da Faap.

O Metrô também informou que vai optar por uma estação menor e discreta. "Serão pequenos pontos de acesso, uma forma de economizar no custo da obra, que já vai ser mais cara do que outras linhas, pois estará muito profunda", informou o diretor de Planejamento do Metrô, Mauro Biazotti, ao jornal O Estado de S. Paulo.

Gente diferenciada

No início de maio, quando a empresa divulgou o cancelamento da estação em Higienópolis, a notícia foi atribuída a pressão de moradores da região, que seriam contra a estação no bairro.

A suspensão do metrô no local causou polêmica e reuniu milhares de pessoas, uma semana depois do anúncio, em um protesto bem-humorado. A manifestação contra o preconceito e por políticas públicas de transporte começou na internet e levou milhares de pessoas ao "churrascão da gente diferenciada". O nome foi escolhido em alusão à expressão usada por uma moradora do Higienópolis que se manifestou contra o projeto.

Na página do Metrô na internet, a parada Angélica-Pacaembu ainda não existe. As linhas mais próximas da descrita pela empresa são as linhas Faap-Pacaembu e Higienópolis-Mackenzie. 

Tags:
Edições digital e impressa