Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

Mesa do Senado aceita pedir nova perícia

A Mesa Diretora do Senado decidiu em reunião nesta terça-feira aceitar o pedido do Conselho de Ética de nova perícia da Polícia Federal em documentos do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. O pedido será encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro para que ele o repasse à polícia. (Leia Mais)

Terça, 17 de Julho de 2007 às 13:36, por: CdB

A Mesa Diretora do Senado decidiu em reunião nesta terça-feira aceitar o pedido do Conselho de Ética de nova perícia da Polícia Federal em documentos do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. O pedido será encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro, superior hierárquico à PF, para que ele o repasse à polícia.

— O entendimento é que toda matéria sobre Senado deve ser encaminhada ao ministro da Justiça —, disse o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), que presidiu a reunião entre os membros da Mesa.

Segundo ele, Genro receberá de suas mãos o pedido ainda nesta terça. Viana diz que o ministro não poderia contestar a validade da perícia, mas advogados de Renan devem pressionar Genro para tentar criar obstáculos no ministério. Isso porque o ofício da Mesa fala que a perícia deve respeitar as "normas constitucionais". Para Renan, somente o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria autorizar esse tipo de investigação.

Renan, que preside a Mesa, não participou da reunião desta terça. O encontro foi comandado pelo vice-presidente do Senado. Além dele, outros cinco senadores ocupam as demais vagas titulares da Mesa. A decisão de remeter o pedido a Tarso Genro foi unânime.

O senador não quis falar muito sobre a decisão tomada pela Mesa Diretora do Senado nesta terça de aceitar e enviar ao ministro da Justiça, Tarso Genro, o pedido de perícia da Polícia Federal nos documentos apresentados por ele.

— Não sei detalhes. Não tenho acompanhado. Cabe a mim respeitar a decisão da Mesa —, afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa