Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2026

Merkel diz que saída dos EUA de acordo do clima é 'lamentável'

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prometeu que seu país continuará comprometido com o acordo do clima de Paris após a saída dos Estados Unidos

Sexta, 02 de Junho de 2017 às 07:50, por: CdB

Merkel, uma das maiores defensoras do acordo global para reduzir a emissão de gases que aceleram as mudanças climáticas, disse que não tem como voltar atrás

Por Redação, com Reuters - de Berlim:

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prometeu que seu país continuará comprometido com o acordo do clima de Paris após a saída dos Estados Unidos, dizendo que o pacto é um marco das tentativas de pôr fim ao aquecimento global.

merkel-1.jpg
Merkel: "Decisão dos EUA é bastante lamentável; e estou me expressando de maneira muito reservada ao dizer isso"

Merkel, uma das maiores defensoras do acordo global para reduzir a emissão de gases que aceleram as mudanças climáticas. Disse que não tem como voltar atrás do pacto que começou com o protocolo de Kyoto em 1997. E levou ao acordo de Paris de 2015.

– A decisão dos Estados Unidos de sair do acordo do clima de Paris é bastante lamentável. Eu estou me expressando de uma maneira muito reservada quando digo isto – afirmou a chanceler, acrescentando que o acordo é necessário para proteger o meio ambiente.

Acordo

– Nós precisamos desse acordo de Paris para preservar a nossa Criação – disse, em um raro uso de imagens religiosas por Merkel. Que é filha de um pastor e normalmente muito reservada sobre sua fé. "Nada pode ou vai nos impedir de fazer isso" acrescentou.

A decisão de Trump não vai impedir aqueles que estão comprometidos em proteger o planeta, disse. "Pelo contrário, na Alemanha, na Europa e no mundo. Nós vamos unir nossas forças para enfrentar e lidar com sucesso com os grandes desafios que a humanidade está enfrentando".

Tags:
Edições digital e impressa