Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Aloizio Mercadante (PT-SP) discutiram nesta terça-feira durante a sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A causa da confusão fica por conta do projeto que trata do regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).
Na abertura da sessão, os senadores decidiram adiar a votação das emendas ao projeto para a semana que vem. Com o adiamento, Tasso deixou a sessão, mas viu, pelo telão, Mercadante, presidente da CAE, criticando o projeto.
O tucano voltou para a Comissão e disse que Mercadante não pode discutir o projeto e presidir a CAE ao mesmo tempo.
- Como presidente o senhor não pode discutir a matéria. É praxe, é regimental. Ele (Mercadante) tem sempre a mania de dar a última palavra -, afirmou Tasso.
Mercadante retrucou e disse estar procedendo com base no artigo 89 e que, portanto, tem sim amplo direito de se manifestar. Tasso gritou dizendo que "não tinha".
Mercadante perguntou ao tucano em qual artigo Tarso se baseava e como resposta o senador disse que Mercadante estava de brincadeira com "livrinho na mão".
- Deixe de bobagem -, disse Tarso.
Mercadante rebate mais uma vez e diz que é Tasso quem precisa ter mais humildade. Em seguida, o petista sai em defesa de Gonzaga e diz que o funcionário não é "rapazinho", como chamou Tasso.
Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa