Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2026

Menino belga com câncer usa remédios veterinários

Sábado, 06 de Março de 2004 às 06:53, por: CdB

A imprensa belga denuncia hoje o caso de Tino, um menino belga de 10 anos que sofre de câncer e é tratado com remédios destinados a uso veterinário devido à falta de recursos econômicos de sua família.

Poucos meses após seu nascimento, os médicos detectaram que seu sistema imunológico mostrava claros sinais de deficiência. Pouco depois, ele recebeu um transplante de medula óssea procedente de seu pai, mas mesmo assim ainda sofre com as seqüelas da doença e do duro tratamento que recebe.

De acordo com sua mãe, Annick, que tem outro filho e trabalha como cozinheira, Tino tenta sobreviver "como qualquer outra criança de sua idade", mas tem que conviver problemas como um intestino muito delicado, infecções cutâneas e problemas respiratórios crônicos. Para tratar-se ele precisa tomar diariamente diversos medicamentos caros, que não são fornecidos pela previdência social belga. Além disto o governo da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo, também não reembolsa seu custo, como ocorre em outras nações.

Para desinfetar e limpar as vias nasais - muito frágeis e suscetíveis a infecções - o pequeno Tino recebe Geomycine, um antibiótico barato usado em vacas, bois e porcos. Segundo os médicos, este produto de uso veterinário é também eficaz para os humanos e não apresenta riscos para as crianças. A diferença é que a caixa de três ampolas para uso humano custa na Bélgica 19,78 euros e para uso animal 11,90 euros.

Tags:
Edições digital e impressa