Mendes vive uma epidemia de dengue, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. A cidade já registra quase metade dos casos da doença notificados no Sul do Estado.
O município tem 17 mil habitantes. Este ano, registrou 1,2 mil notificações, 110 casos foram confirmados. Os outros aguardam resultados dos exames. No ano passado, foram apenas três notificações.
Para os moradores, a demora da prefeitura em divulgar os primeiros casos de dengue é o motivo de tantas notificações. Foram mais de 607 só no bairro Humberto Antunes, mais da metade de todas as notificações do município.
O secretário de saúde de Mendes, Marco Alexandre Terra Passos, alega que os casos estavam sendo acompanhados, mas foi uma surpresa tantas notificações. É um momento crítico para a saúde de Mendes.
Ele garante que o número de notificações está caindo. O carro fumacê passa constantemente pelos bairros e dez agentes de saúde estão conscientizando os moradores. O larvicida biológico é colocado em todos os possíveis focos.