A descoberta amplia o escândalo sobre extremismo de direita nazista no exército alemão. O fato abalou a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen
Por Redação, com agências internacionais - de Berlim
A influência nazista ainda é uma realidade nas forças armadas da Alemanha. Investigadores alemães encontraram, neste sábado, extensa memorabília militar da era nazista em quartéis do país. Material similar aos objetos encontrados na guarnição de um oficial do exército preso sob suspeita de planejar um ataque com motivações raciais, disse o Ministério da Defesa.
A descoberta amplia o escândalo sobre extremismo de direita no exército alemão. O fato abalou a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, uma aliada próxima da chanceler Angela Merkel, a menos de cinco meses de uma eleição nacional.
O site de notícias Spiegel Online reportou que uma vitrine de exibição contendo capacetes do Werhmacht da era nazista foi encontrado na cantina do quartel Fuerstenberg. Fica em Donaueschingen, no sudoeste da Alemanha.
Fotos de soldados do Wehrmacht - o exército do regime nazista - estavam penduradas na parede de um quarto do quartel. Estava junto com pistolas, capacetes e decorações militares do Wehrmacht.
Investigadores encontraram um quarto semelhante em quartéis da cidade francesa de Illkirch. Neste local, o oficial foi detido na última semana. Ele é suspeito de planejar um ataque com motivações raciais. Servia na brigada franco-alemã.
Um porta-voz do Ministério da Defesa disse à agência inglesa de notícias Reuters que os objetos encontrados nos quartéis em Donaueschingen não incluíam itens nazistas puníveis sob a lei alemã, como suásticas. A posse de itens do Wehrmacht não é uma ofensa.