Desde que o mundo é mundo, as fronteiras geográficas e culturais têm sido um desafio para a comunicação e a comercialização entre as civilizações. No entanto, com a chegada da globalização à era moderna, surgiram os melhores gateways de pagamento e o mundo finalmente pôde abrir um leque de possibilidades de conexões e concretização de negócios.
Pode-se dizer que, o mundo dos negócios vem passando por uma evolução constante e os melhores gateways de pagamento, provavelmente, seja a sua maior façanha e, por que não dizer, a mais exitosa, pois é o veículo que rompe velhas barreiras para se converter em uma ponte que une e abre novos caminhos.
Historicamente, o comércio não só acompanha a evolução da humanidade, também evolui constantemente para suprir as necessidades da mesma. Na época pré-histórica, por exemplo, a forma de fazer negócios consistia no intercâmbio de objetos úteis ou víveres, necessários para a sobrevivência.
De fato, os fundamentos do comércio continuam sendo os mesmos: “Toma lá, dá cá” e a lei de oferta e demanda. Certamente, o que mudou foram as formas de comercialização no mundo e os melhores gateways de pagamento estão diretamente vinculados a um fenômeno conhecido como “globalização”. A globalização é uma das consequências da introdução da Internet ao nosso cotidiano e parece que veio para ficar.
Estamos falando de uma globalização cada vez mais acelerada que provoca a necessidade de uma comunicação capaz de viabilizar a conexão entre as pessoas e seus entornos. O avanço tecnológico da comunicação teve um papel importante e teve de se adaptar à nova realidade para poder atender a demanda que este setor do mercado requer: a intercomunicação perfeita.
Portanto, se antigamente a troca era a forma de negociar, se antes o distanciamento físico era um obstáculo para comercializar, se antes se necessitava a moeda de ouro, prata ou em papel.
Tudo isso já é passado. A implacável evolução do comércio deu origem ao E-commerce , também conhecido como mercado digital que, por sua vez, revolucionou as formas de pagamento.
Tecnicamente, um gateway de pagamento é um serviço comercial fornecido por um provedor de serviços de aplicativos de E-commerce que autoriza um cartão de crédito ou processamento de pagamentos online para empresas eletrônicas, varejistas on-line ou lojas físicas.
A plataforma de pagamento é fornecida por um banco aos seus clientes, mas pode ser fornecida por um provedor especializado em serviços financeiros ou pode ser um provedor de serviços de pagamento.
Esses sistemas de pagamento facilitam uma transação de pagamento através da transferência de informações entre um portal de pagamento (como um site, celular ou serviço interativo de resposta de voz) e o processador front-end ou banco adquirente.
Tais meios de pagamento são um tipo serviço que ajuda os comerciantes a iniciar pagamentos de forma eletrônica, no aplicativo e em pontos de venda para uma ampla variedade de métodos de pagamento.
O portal não está diretamente envolvido no fluxo de dinheiro; normalmente é um servidor web ao qual o site de um comerciante ou sistema POS está conectado. Um gateway de pagamento geralmente conecta vários bancos adquirentes e métodos de pagamento em um único sistema.
Qualquer indivíduo (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica) pode se aderir à integração de um gateway de pagamento estando em qualquer ponto do planeta, seja para comercializar ou para enviar e receber remessas desde que conte com os requisitos para ter o acesso a tal prestação de serviço.
A pergunta que não quer calar sobre essa nova tendência que são os gateways de pagamento. Quais são os benefícios que os gateways de pagamento podem oferecer:
- Facilitação comercial
- Integração total
- Segurança de dados
- Redução de erros e fraudes
- Otimização de tempo
- Fidelização
As empresas podem ser beneficiadas se optam pela integração de um gateway de pagamento porque um gateway pode dar o respaldo necessário para que as mesmas incrementem sua eficiência operativa, melhorando então a experiência de seus clientes.
Hoje em dia, existe a expectativa por parte dos clientes que é desfrutar de uma experiência de compra que seja humana, moderna, flexível e sem maiores complicações. Um gateway de pagamento pode satisfazer essas expectativas quando deixa ao alcance de seu cliente a possibilidade de que este realize pagamentos em qualquer momento, tempo e espaço, basta possuir um dispositivo que tenha conexão à Internet.
Imagine que o cliente esteja em uma praia paradisíaca, ele está relaxado e desfrutando a vida, a certa altura do dia, ele se lembra de que precisa receber ou fazer um pagamento, mas ele sabe que também conta com o gateway de pagamento que nunca falha. O cliente fará a transação ali mesmo, a partir de seu dispositivo, desfrutando da paisagem, de sua família e de seus amigos.
Para o cliente isso também é qualidade de vida e esse nível de comodidade não só melhora a experiência do cliente como também gera a fidelização do cliente para com a empresa.
Vale destacar que existem gateways de pagamento locais e os gateways de pagamento internacionais que geralmente manejam vários tipos de moedas. No Brasil, por exemplo, o pagamento por PIX ainda é muito utilizado e por lei, as medidas de segurança adotadas pelos gateways de pagamento devem ser rígidas. O objetivo de tal rigidez é proteger a informação confidencial do cliente. Para isso, a tecnologia de protocolos, codificação e de encriptação, é avançada.
Portanto, há uma redução de riscos de fraudes, vazamento de dados como números de cartão de crédito, dados do cliente em si. Além disso, os gateways de pagamento adotam ferramentas sofisticadas de detecção e prevenção contra fraudes. Essas ferramentas analisam profundamente cada transação e o objetivo é detectar e eliminar qualquer tipo de atividade fraudulenta.
Os gateways de pagamento utilizam procedimentos automatizados a fim de realizar as transações com mais rapidez que o procedimento manual. Esta rapidez viabiliza uma experiência de compra prática e prazerosa para o cliente. A consequência desta ação é a aceleração de ciclo para as empresas e, desta forma, há um incremento do fluxo de caixa.
Os melhores gateways de pagamento são aqueles que possuem um design inteligente que proporciona um conjunto de soluções eficientes de pagamento online ao cliente, porém, com um “approaching” mais “orgânico”, ou seja, mais humano.