Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles cumpriu agenda no Rio, ao longo desta sexta-feira. Ele fez palestra durante o Encontro Crédito e Sistema Tributário, organizado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomercio) em sua sede, no Flamengo, Zona Sul da Cidade. Pela manhã, participou das Reuniões Trimestrais com Economistas, no Banco Central, Centro do Rio.
Na véspera, à noite, Meirelles fez um alerta aos banqueiros do país quanto a importância da prudência contra a crise financeira internacional. Em discurso, durante jantar promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em São Paulo, Meirelles foi claro ao dizer para os donos das instituições financeiras que “a prudência compensa”.
Segundo o presidente do Banco Central, o sistema financeiro nacional só não foi mais prejudicado pela crise por causa das rigorosas medidas de regulação adotadas pelo BC anos atrás.
– O compulsório que os senhores tanto reclamavam, legitimamente, hoje é visto com outros olhos – disse.
Henrique Meirelles ainda afirmou que é importante a criação de um novo marco regulatório do sistema financeiro para o país e frisou, “vamos devagar que estou com pressa”.