Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2026

Médicos protestam contra planos de saúde

Terça, 09 de Março de 2004 às 07:54, por: CdB

Os médicos paranaenses interromperam nesta terça-feira, por quatro horas, o atendimento de consultas e procedimentos eletivos financiados por planos de saúde. A paralisação começou às 7h e se encerrou às 11h - um protesto contra os honorários pagos pelos planos, considerados baixos pelos profissionais. Alguns planos chegaram a diminuir o valor pago pelas consultas, este ano, de R$ 33, pagos no fim do ano passado, para R$ 23.

A paralisação foi coordenada pela Associação Médica do Paraná, pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Sindicato dos Médicos do Paraná. O atendimento de urgência e emergência nos hospitais funcionou normalmente.

Às 10h, os médicos promoveram um ato público na Boca Maldita, no centro de Curitiba, realizando também um trabalho de prevenção de diabetes, verificando níveis de insulina da população no local.

O principal objetivo da mobilização, de acordo o presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos, Hélcio Bertolozzi Soares, foi defender a manutenção da prestação de uma saúde com qualidade à população, por meio da implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Tags:
Edições digital e impressa