Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2026

Médicos do SUS fazem paralisação no Ceará

Segunda, 27 de Agosto de 2007 às 14:07, por: CdB

Cardiologistas de quatro hospitais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) estão em greve há uma semana no Ceará. Eles exigem aumento do repasse pago pelo governo. Com a greve, uma única unidade do Estado -Hospital do Coração Massejana - tem de realizar todas as cirurgias. No entanto, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital não tem condições de atender toda a demanda do Ceará.

De acordo com a secretaria, os 35 cardiologistas em greve realizam por mês 50 cirurgias eletivas nos quatro hospitais particulares de Fortaleza que atendem pelo SUS: Hospital Batista, Pronto Cardio, Hospital Antônio Prudente e São Raimundo.

Na manhã desta segunda-feira, os cardiologistas estiveram reunidos com o Ministério Público para discutir o cumprimento de um acordo firmado na semana passada e que não foi seguido pelos médicos. Segundo a secretaria, o acordo firmado prevê que os médicos realizem as cirurgias de emergência durante o período de greve o que não foi cumprido na semana passada.

De acordo com o governo, os cardiologistas se comprometeram a cumprir com o acordo. A Secretaria da Saúde afirmou que também participa das negociações com os médicos. O governo do Estado afirmou que tenta aumentar o valor do teto recebido pelo SUS para, com isso, aumentar o repasse aos cardiologistas.

Tags:
Edições digital e impressa