O médico Roberto Kikawa criou um projeto inovador: uma carreta da saúde capaz de atender 200 pacientes e realizar 600 exames por dia. Com um investimento de R$ 2,7 milhões, o doutor Kikawa reuniu uma equipe com cerca de 25 profissionais e atendeu na quinta-feira, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, aproximadamente 100 pessoas da comunidade.
– Queria reunir as três esferas para fazer um diagnóstico do câncer nas pessoas o quanto antes: as empresas, o governo e a sociedade – comentou Kikawa.
Segundo o médico, a intenção era fazer "uma ponte" entre os atendimentos primários e o tratamento dos pacientes.
– A demora pelo exame impede que se detecte o câncer no início. Esta iniciativa é importante porque também desonera os hospitais dos custos dos exames – afirmou.
A auxiliar administrativa Maria Aparecida Faria fez uma mamografia há mais de dez anos. Maria Aparecida foi atendida pela equipe do doutor Kikawa, que, segundo ela, a poupou de um ano de espera.
Além da mamografia, os médicos conseguem também prestar atendimento nas especialidades de cardiologia, oftalmologia e dermatologia, entre outras.
Segundo Kikawa, essa foi uma das motivações que o levaram à atender famílias cujos parentes não tinham mais nenhuma possibilidade clínica de cura.
– Depois de 15 anos de atendimento, percebi que precisava previnir e educar as pessoas – afirmou.
O médico revelou que a idéia da carreta surgiu depois de uma visita aos Estados Unidos, onde conheceu um projeto semelhante. No começo do ano passado, conseguiu viabilizar o projeto no Brasil.
Kikawa informou que, em 2008, conseguiu prestar 3.500 atendimentos. Ele revelou que mais de 40 cidades no país estão agendadas para receber a visita da carreta da saúde.
Médico de São Paulo faz exames gratuitos para população carente
O médico Roberto Kikawa criou um projeto inovador: uma carreta da saúde capaz de atender 200 pacientes e realizar 600 exames por dia. Com um investimento de R$ 2,7 milhões, o doutor Kikawa reuniu uma equipe com cerca de 25 profissionais e atendeu na quinta-feira, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, aproximadamente 100 pessoas da comunidade.(Leia Mais)
Sexta, 06 de Fevereiro de 2009 às 09:30, por: CdB