Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

MEC espera matricular 4 milhões de alunos na universidade em 2020

Quarta, 29 de Junho de 2011 às 11:11, por: CdB

O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, disse há pouco que a meta do ministério é chegar a 4 milhões de alunos no ensino superior em 2020. Ele admitiu que ainda há muito a ser feito para atingir esse objetivo, mas lembrou que nos últimos oito anos o número de formandos passou de 300 mil para 1 milhão, por ano, nas instituições públicas e privadas.

Luiz Costa ressaltou que um dos principais problemas a serem enfrentados atualmente é a evasão no ensino superior. Ele informou que todos os anos entram 1,5 milhão de estudantes nas faculdades, porém 500 mil abandonam os cursos antes da formatura.

Iniciativas
O secretário ressaltou também que o MEC mudou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para que os estudantes dos cursos de licenciatura utilizem o trabalho nos sistemas públicos de ensino ou saúde como forma de quitar o empréstimo.

Outra iniciativa citada por Luiz Costa foi o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nesse caso, o universitário recebe uma gratificação para dar aulas em escolas públicas de ensino médio.

O secretário do MEC participa de audiência pública da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10, do Poder Executivo) que debate as metas para o ensino superior previstas no PNE. O debate prossegue no Plenário 10.

Continue acompanhando esta cobertura.

Tempo real:16:11 - Sobram vagas no ensino superior, diz representante de associação11:14 - Comissão do Plano Nacional de Educação discute ensino superiorÍntegra da proposta:PL-8035/2010Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

Tags:
Edições digital e impressa