Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

MEC divulga resultados da avaliação de mestrado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, divulgaram nesta quarta-feira, em Brasília, os resultados da avaliação de cursos de mestrado e doutorado. (Leia Mais)

Quarta, 10 de Outubro de 2007 às 18:09, por: CdB

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, divulgaram nesta quarta-feira, em Brasília, os resultados da avaliação de cursos de mestrado e doutorado.

A Avaliação Trienal 2007, realizada pela Capes, analisou o desempenho de qualidade no período 2004-2006. Cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento avaliaram 3,4 mil cursos. Esta é a 15ª avaliação desde que o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional foi implantado pela Capes em 1976.

A região Sudeste tem 84% dos programas de pós-graduação avaliados com o maior conceito do Ministério da Educação (MEC). Só São Paulo responde por 60% da nota mais alta na pós do país. Já a região Norte não emplacou um curso com a maior pontuação.

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, a nota máxima corresponde ao conceito 7, que só é dado para programas que tenham doutorados com nível de excelência, alto nível de inserção internacional e corpo docente representativo na comunidade acadêmica. Programas que ofereçam somente o mestrado podem atingir o conceito 5.

Apenas 75 programas, dos 2.266 avaliados, conseguiram o conceito máximo. Destes, 63 estão no Sudeste, dez no Sul, e um no Centro-Oeste e no Nordeste. Foram 45 no estado de São Paulo, 12 no Rio de Janeiro, nove no Rio Grande do Sul, seis em Minas Gerais, e um em Pernambuco, Santa Catarina e no Distrito Federal.

A Capes considera com boas notas os conceitos 6 e 7. Nessa classificação, a região Sudeste permaneceria em primeiro lugar, com 78,1% dos programas com essa classificação. Ao todo, 219 programas alcançaram esse nível de excelência.

Tags:
Edições digital e impressa