A rede de lanchonetes McDonalds aceitou pagar 8,5 milhões de dólares em um acordo para encerrar um processo judicial referente à presença da chamada gordura trans em seu óleo de cozinha.
A rede McDonalds disse que vai doar 7 milhões de dólares para a entidade American Heart Association e investirá o restante em campanhas para informar o público sobre os planos para aprimorar os seus óleos de cozinha.
O acordo é resultado de um processo movido por um ativista da região de San Franciso, no oeste dos Estados Unidos, que buscava conscientizar os consumidores sobre os perigos para o coração da gordura trans (ácidos trans-graxos), encontrados em gorduras hidrogenadas.
Esses ácidos realçam a textura de batatas fritas, biscoitos e cereais. Eles são criados pelo processamento de óleos vegetais e considerados puro colesterol e, portanto, prejudiciais à saúde. As autoridades norte-americanas de fiscalização recomendam que se limite a ingestão desses produtos, que podem causar bloqueios arteriais.
"O McDonalds chegou a um acordo para informar os seus clientes sobre as nossas iniciativas para reduzir os ácidos trans-graxos no nosso óleo de cozinha," disse um comunicado da empresa.
O ativista que processou a lanchonete é Stephen Joseph, advogado que criou o site BanTransFats.com. Ele alegou que a empresa não informa corretamente os seus clientes sobre os procedimentos para reduzir a gordura trans em seu óleo de cozinha. Joseph afirmou que o seu site vai receber 7,5 mil dólares.
"O McDonalds tem sido exitosa na redução dos níveis de ácidos trans-graxos no Chicken McNuggets, Crispy Chicken Sandwich e McChicken Sandwich," anunciou a lanchonete. "O McDonalds continua a trabalhar duro na iniciativa para reduzir as gorduras trans no nosso óleo de cozinha."
O britânico Joseph ganhou notoriedade ao processar a Kraft Foods há dois anos, para chamar a atenção sobre o uso dos ácidos trans-graxos nos biscoitos Oreo. Desde então, a empresa trabalha para retirar o elemento de seus produtos.
"Apesar de haver uma diferença de opiniões sobre o quão efetiva foi a informação dada pela McDonalds aos seus clientes de que o seu óleo não mudou, a rede merece reconhecimento e crédito por ter reduzido a gordura trans nos seus produtos a base de frango e por trabalhar nos últimos dois anos para testar os óleos," diz um comunicado de Joseph.
Dunkin Donuts e outras empresas lançaram no mercado recentemente produtos livres dos ácidos trans-graxos.