Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Mattel muda o recall de brinquedos

Sexta, 17 de Agosto de 2007 às 08:25, por: CdB

A fabricante de brinquedos Mattel anuncia mudanças no recall de parte dos 850 mil produtos com problemas vendidos no Brasil. Depois de levar um puxão de orelha do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, a multinacional decidiu simplificar os procedimentos de troca do kit Barbie e Tanner e do Batman e figuras magnéticas.

A partir de agora, o consumidor precisará ligar para o 0800-77-01207 e se cadastrar. A Mattel enviará, então, um envelope (com postagem paga) para o consumidor encaminhar os brinquedos para a empresa. Ao receber o material, a fábrica analisa as peças para verificar problemas. Havendo defeito, entrará em contato com o consumidor para saber se quer um novo produto ou ressarcimento via depósito bancário.

A empresa afirma que esse procedimento levará 15 dias a partir do cadastramento. Antes, o prazo era de 45 dias e incluía o recebimento de uma brochura em que o consumidor tinha de identificar as peças com problemas. Para o recall da boneca Polly, não houve mudanças, porque, diz a empresa, são muitos itens a checar.

Representantes da empresas estiveram reunidos com o diretor do departamento, Ricardo Morishita, por mais de três horas. No encontro, o órgão _que faz parte do Ministério da Justiça_ apresentou vários recomendações à empresa para melhorar o recall. A Mattel se comprometeu, por exemplo, a facilitar a comunicação com os consumidores ampliando o seu alcance. Foi aberta a possibilidade de serem enviadas cartas e e-mails para alertar sobre o recall.

O horário de atendimento aos consumidores pelo 0800 também foi ampliado para até 23h, inclusive aos domingos. Ao departamento, a empresa informou que, desde quarta-feira à noite, o site da Mattel já pode ser acessado na versão em português pelo endereço (www.recallmattel.com.br).

Tags:
Edições digital e impressa