A fábrica de brinquedos Mattel anunciou um terceiro recall de produtos feitos na China, afirmando que recolherá mais de 800.000 unidades distribuídas em todo o mundo com níveis de chumbo proibidos.
Serão recolhidas 522.000 unidades nos Estados Unidos e 322.000 em outros países. No Brasil, 7.000 unidades serão afetadas pelo recall, informou a empresa em comunicado em seu site brasileiro nesta quarta-feira.
Os brinquedos foram importados entre 3 de agosto de 2006 e 31 de julho de 2007, disse a empresa.
O novo recall envolve modelos Fisher-Price e oito produtos da marca Barbie. Não há bonecas envolvidas, e sim acessórios como um tipo de bolsa, três modelos de cachorro e dois modelos de gato.
A Mattel instruiu os consumidores a verificarem em seus sites se compraram um brinquedo afetado. Os endereços são www.service.mattel.com ou, no Brasil, www.recallmattel.com.br.
Os consumidores terão que preencher um formulário e mandar as peças afetadas. A empresa comprometeu-se a trocá-las e a mandar partes adicionais.
O recolhimento surgiu a partir de uma investigação da própria Mattel sobre seus produtos feitos na China. Nas últimas cinco semanas, a empresa já havia anunciado dois recalls de milhões de brinquedos chineses devido a quantidades excessivas de tinta com chumbo e outros perigos.
As medidas provocaram preocupação em relação à qualidade dos produtos feitos na China.
Uma subcomissão de comércio e proteção ao consumidor do Congresso dos EUA realizará, no dia 19 de setembro, uma audiência sobre como proteger crianças norte-americanas de produtos importados que contenham este tipo de tinta.
A presença de chumbo na tinta é relacionada a problemas de saúde em crianças, incluindo danos cerebrais. O executivo-chefe da Mattel, Robert Eckert, disse que não pode garantir que não serão feitos outros recolhimentos, mas ressaltou que os testes de produtos prometidos depois do grande recall de 1 de agosto estão prontos.
A Mattel enfrenta custos crescentes devido aos programas de testes, mas Eckert disse que o efeito nos lucros é insignificante. A Mattel já anunciou que ajustará seus resultados do segundo trimestre para incluir gastos de cerca de 30 milhões de dólares com os recolhimentos e testes. A Mattel divulgará os resultados do período em meados de outubro.