Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Massacres fecham escolas dos EUA nesta sexta-feira

Sexta, 20 de Abril de 2007 às 08:01, por: CdB

Diversas escolas nos Estados Unidos amanheceram de portas fechadas nesta sexta-feira, dia em que o massacre de Columbine completa oito anos. As escolas também vivem a tensão gerada por manifestações simpáticas à matança de 32 pessoas na Universidade Virgínia Tech, na segunda-feira.

Na quinta-feira, como ao longo da semana, aulas foram canceladas e alunos foram evacuados em diversos Estados americanos, por conta de ameaças de novos massacres.

Em um dos casos mais noticiados pela imprensa americana, um homem foi preso depois de confessar a um pastor o desejo de realizar um ataque contra escolas da cidade de Yuba, na Califórnia, que faria o de Virgínia "parecer ameno".

Segundo o jornal Los Angeles Times, o homem de 28 anos, que já havia sido preso por crimes menores, se entregou à polícia no fim da noite, acompanhado de seu advogado.

No momento da rendição, entretanto, a Universidade e diversas escolas em Yuba e no condado vizinho de Sutter já haviam cancelado suas aulas na sexta-feira.

No condado de San Diego, um webdesigner de 32 anos foi preso por ameaçar, em um blog, um ataque contra 50 estudantes da Universidade estadual.

Em Michigan, a polícia afirmou ter prendido um ex-estudante do Valley Community College de Kalamazoo que postou na Internet elogios ao atirador de Virgínia, o estudante de origem sul-coreana Cho Seung-Hui.

Nas proximidades de Seattle, um estudante de segundo grau foi preso tentando entrar na escola com três armas carregadas e munição extra, noticiou a imprensa internacional.

Agências de notícias registraram ainda prisões e fechamentos de escolas em localidades em todo o território americano, como Dakota do Norte, Arkansas, Florida, Nebraska e Texas.

Columbine

Ainda nesta sexta-feira, a escola secundária de Columbine, onde até então se havia registrado a pior matança deste tipo da história dos Estados Unidos, amanheceu de portas fechadas.

Nenhuma cerimônia especial será realizada no local onde em 20 de abril de 1999 dois adolescentes, Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 13 pessoas e depois cometeram suicídio, na cidade de Littleton, Colorado.

Tags:
Edições digital e impressa